sexta-feira, junho 30, 2006

Paranoid Android - OK Computer!



Muito já se falou sobre Radiohead, Ok Computer e Paranoid Android. Essa versão de Brad Mehldau de Paranoid Android, tocada somente no piano, prova que a música se sustenta sem os efeitinhos de guitarra e sem os vocais tristonhos de Thom Yorke.

Escute e aprecie essa musica na rádio Posh-Punk

sábado, junho 03, 2006

O Plano Maior de Noel Gallagher




















Quem me conhece um pouco melhor sabe que eu não acredito em milagre, acredito no acaso; Que não vejo grandes utilidades na astrologia, mas sim na astronomia; Que um dos meus livros de cabeceira não é a Bíblia, mas sim “O Anticristo”; Que uma das minhas séries favoritas não é “Jesus” (ou algo do tipo), mas “Cosmos”.

Pois bem, para quem não entendeu ainda, resumo: sou um cara bastante cético. Elocubrações não são comigo. Bem que eu gostaria de acreditar nessa conversa fiada toda. Acho que seria bem mais fácil enfrentar a vida. Se algo desse errado a culpa não seria minha, mas dos astros; Eu não iria morrer, apenas trocaria essa vida por uma outra melhor; O Senhor seria meu pastor e nada me faltaria.

Felizmente (ou não), não consigo ser como o Cypher de “Matrix” e comer uma carne falsa e, apenas pelo sabor bom, fingir que ela é real. Mesmo assim, com toda minha descrença, algumas coisas, por breves momentos que sejam, conseguem despertar em mim um “algo mais” espiritual. Sinto uma coisa que eu não sei descrever direito, mas que me da fé, esperança e vontade de acreditar numa instância superior. Um desses rápidos instantes é quando ouço a música “The Masterplan” escrita pelo Noel Gallagher, o irmão genial, do Oasis.

Não à toa, Noel considera essa canção seu melhor trabalho já produzido. E olha que ele tem na bagagem pérolas como “Live Forever”, “Slide Away”, “Aquiesce” e “Wonderall”, entre outras tantas. Mas em “Masterplan” ele realmente se supera.

A Música
Tudo começa com um baixo bem alto, que chama a atenção com sua vibração, e com um violão tocando calmamente. Depois vão sendo adicionadas algumas notas de um teclado, outras de uma guitarra e um violino ao fundo. Tudo muito quieto e belo.

Então Noel começa a cantar no mesmo tom contido da música: “Take the time to make some sense/Of what you want to say/ And cast your word away upon the waves./Sail them home with acquiesce/On a ship of hope today/And as they land upon the shore/Tell them to fear no more/Sing it loud and sing it proud today/ (“Leve o tempo necessário para explicar/ o quê você quer falar/ e jogue suas palavras nas ondas/ Veleje-as para casa sem objeção/ em um navio de esperança hoje/ e assim que elas desembarcarem na costa/diga para que elas não sintam mais medo/Cante alto e canto orgulhoso hoje...)

Entra o refrão e o ritmo acelera um pouco e a música cresce com a entrada de metais. Noel canta alto e orgulhoso: “Dance if you wanna dance/ Please brother take a chance/You know they’re gonna go/ Wich way they wanna go/ All we know is that we don't know/How it's gonna be/Please brother let it be/Life on the other hand won't make us understand/We're all part of the masterplan.(Dance se você quer dançar/ Por favor irmão arrisque-se/Você sabe que elas irão/o caminho que elas quiserem ir/ Tudo o quê sabemos é que não sabemos/ Como vai ser/ Por favor irmão deixe ser/A vida. por outro lado, não irá nós deixar entender/Nós somos parte de um plano maior.)

Está entendendo porque a música me faz sentir “maior”, “mais elevado”? Calma, ainda falta. Tem mais beleza ainda.

Após o fim do refrão o ritmo desacelera, parecido com o início, mais algo da última parte se manteve. Já a letra vai cada vez mais se supera: “I'm not saying right is wrong/It's up to us to make/The best of all the things that come our way/Cos everything that's been has past/The answer's in the looking glass/There's four and twenty million doors/On life's endless corridor.(Eu não estou dizendo que o certo é errado/ Depende de nós fazer/ O melhor das coisas que surgirem em nosso caminho/ Porque tudo que foi passou/ A resposta está no espelho/ Há quatrocentos e vinte milhões de portas/ No corredor sem fim da vida.)

Depois desse exemplo da maravilha que um ser humano é capaz de criar, segue-se novamente o refrão e após ele a música explode com grande energia. Os metais, violinos, guitarra e bateria vão até o seu ápice, até que tudo volta exatamente para como estavam no começo. Vão, então, lentamente diminuindo e cessam em um acorde de guitarra. É o fim da canção que, assim como a vida, vai crescendo até o seu máximo, para depois, aos poucos, ir desaparecendo. É o fim da minha crença em um Plano Maior.

Obrigado por estes cinco minutos, Noel.
_____________________________________________________

Alguma música, filme, livro, pintura, qualquer coisa, faz vocês terem um sentimento parecido? Se sim (ou não), não deixe de contar.

Além disso, cometem à vontade enquanto ouvem essa e outras músicas na rádio sua Rádio Posh Punk!

sexta-feira, junho 02, 2006

Cardigans - My Favourite Game



Descobri que o estagiário citado anteriormente talvez não esteja tão perdido o quanto pensava. Outro dia ele me disse que gostava de Oasis. Emprestei meu CD Masterplan (esse é uma coletânea com os lados B da banda. Acho que o último grande CD do Oasis). No dia seguinte ele me disse que tinha ouvido e gostado muito. O CD está com ele até hoje e por isso nada falarei sobre ele. Ao invés disso, falarei sobre uma música de um CD que acabo de emprestar para a minha chefa, Gran Turismo da banda Cardigans. A banda sueca apareceu no Brasil com um clipe de uma música chamada Lovefool do CD First Band On The Moon que parecia ser meio bobo, apesar do CD ter outras grandes canções como Been It e Step On Me.

My Favourite Game

Pois bem, no álbum seguinte eles vieram com uma música chamada My Favourite Game que contou com um clipe sensacional com múltiplos finais (catem na internet que é bem interessante assistir os finais alternativos do clipe) e o brilhante verso “I’m losing my favourite game...”. Apesar de ser a música de trabalho, My Favourite game destoa completamente do resto do CD que é mais calmo e menos pesado. My Favourite Game que está na Rádio Posh-Punk é uma versão acústica que conta apenas com voz e violão. Recomendo também baixar o mp3 de melhor qualidade dessa raridade.