domingo, julho 27, 2008

US3 - Cantaloop Island - Herbie Hancok




Amy winehouse, Norah Jones e outras cantoras não são as primeiras a misturar o jazz à música pop. Durante os anos noventa houve uma onda que já tentava unir os dois generos. Lembro que a música Cataloupe Island fez muito sucesso e até hoje quando é tocadas nas boites, as pessoas dançam ao ritmo funkeado da música.

A original, se não me engano, é do Herbie Hancock, mas a versão da banda US3 deu um novo "twist" a música e elevou a um outro nível.

Lembro quando os quiosques no parque dos patins no Rio de Janeiro ainda estavam começando a se estalecer, meus amigos e eu iamos sempre lá assistir à uma banda de jazz que contava com um baterista absurdamente sinistro (não vou me lembrar o nome agora) e que uma das músicas que a banda, às vezes trio outras quarteto, tocara era justamente Cantaloupe Island, mas com uma pegada mais rápida e pesada que a versão apresentada aí na rádio pelo Herbie Hancok.

Nessa época eu não sabia o nome da música, mas já conhecia a versão pop do US3. Levei meu amigo Rodrigo e disse que eles tocavam aquela música (e cantarolava um pedaço da melodia do refrão). Meu amigo obviamente não reconheceu.

Depois de esperar a noite inteira meu amigo perguntou, "cadê a tal música?". Como estavamos sentados perto da banda ele virou para o baterista e perguntou "vai tocar a música (cantarolando o pedaço que eu havia cantado anteriormente para ele mesmo sem ter reconhecido)". Instantâneamente o baterista começou a puxar a música que imediatamente meu amigo reconheceu. Todos começamos a rir e curtir o fato inusitado e ótimo som da banda.

Com isso aprendemos que:
  • Músicos são bons para identificar músicas
  • Você pode não saber algo, mas se repetir alguém que sabe, provavelmente dará certo.


Área de mídiaEscute as duas versões de Cantaloupe Island na Rádio Posh-Punk


quarta-feira, julho 23, 2008

Mulheres e o hip-hop



Minhas experiência como DJ estão me revelando algo que nunca desconfiava: todas as mulheres gostam de hip-hop. Não importa se é rasta, patricinha, gótica ou 'muderna', é só soltar o pancadão que elas se empolgam e começam a rebolar feito loucas. Exatamente, até as góticas. E até as que não sabem dançar tentam se mexer de forma sensual, mesmo que desordenadamente.

Que fique bem claro que quando digo hip-hop qme refiro a qualquer música que tenha uma batida marcante e seja "superbemacabadinho". Isso inclui, Nelly Furta, Justin, Pussycat Dolls, etc.

Quem se importa se o cara se chama de cafetão e não possui nenhum respeito pelas mulheres? Eu, particularmente, só me importo se as pessoas estão se divertindo ou não.

sexta-feira, julho 18, 2008

Radiohead lança pelo Google clipe feito sem uso de câmeras

Fonte: O Globo



O novo clipe do Radiohead, feito sem câmeras ou iluminação, causou repercussão em meios pouco afeitos à cena da música pop. A revista Scientific American publicou um artigo explicando os princípios das tecnologias usadas no clipe. Dirigido por James Frost, o vídeo foi inspirado numa idéia de Aaron Koblin, artista eletrônico e pesquisador da Universidade de Los Angeles. Obras de Koblin baseadas nessa tecnologia estão expostas no Museu de Arte Moderna de Nova York. Clique aqui e leia o artigo da Scientic American (em inglês).
Depois de lançar seu mais recente álbum (In Rainbows) na internet, cobrando fosse lá o que o comprador quisesse pagar, agora a banda inglesa fez a avant-premiere do clipe da música "House of Cards" na internet, em parceria com o Google. Como inovação nunca é demais, o grupo de Thom Yorke resolveu ainda filmar o vídeo sem câmeras ou iluminação , usando apenas lasers e scanners de imagem. Na página do Google onde o clipe foi lançado é possível ver o making off e até mesmo aprender a fazer a sua própria versão.
Foram utilizadas duas tecnologias de captura, uma para imagens 3D próximas e outra para ambientes mais amplos, como paisagens e estradas. Para produzir as imagens externas do vídeo, 64 lasers rotacionavam fotografando objetos 900 vezes por minutos num raio de 360º.



Área de mídia


Making of


Brinque aqui com os dados


sábado, julho 12, 2008

segunda-feira, julho 07, 2008

Dropkick Murphys - Whiskey In The Jar



Estou meio sem tempo de postar coisas aqui no blog, foi mal. De qualquer forma, essa música é que já foi regravada pelo Mettalica com um clipe cheio de putaria e quebra-quebra. Vejam o clipe abaixo. Mas a versão que estou colocando é de uma banda chamada Dropkick Murphys, que faz um som típicamente irlandês e que já foi citada em um post sobre cerveja. Acho essa sonorida muito interessante e dá uma ambiência completamente nova ao logal em que estiver.

Área de mídia
Escute Whiskey In The Jar na Rádio Posh-Punk


Acabei achando essa versão do The Dubliners que é foda também: