No último dia 24 de setembro PJ Harvey lançou seu oitavo álbum de estúdio
chamado White Chalk.
Existem artistas que estão sempre desafiando seu público e tentando se renovar. Polly Jean certamente se enquadra nessa categoria. Foi assim com seus discos To Bring You My Love e Is This Desire? que mostraram uma cara mais sombria e intimista da cantora, que em seguida criou um CD extremamente pop e mais tarde se voltou para os alternativos.
Em White Chalk PJ muda completamente o rumo de suas músicas mais uma vez. Como ela voltou a trabalhar com John Parish (o mesmo produtor de To Bring You My Love e Is This Desire?), era de se esperar musicas bem mais calmas e menos produzidas.
A primeira vista da capa do CD, o que imaginamos é que esse seja música para fantasmas. Isso não fica longe da realidade. O minimalismo nas músicas com instrumentos acústicos e a voz geralmente com bastante reverb dão esse clima fantasmagórico.
O álbum foi todo escrito no piano apesar da pouca experiência da cantora no instrumento. “A grande coisa sobre aprender um novo instrumento do zero é que libera a sua imaginação”, revelou a cantora à revista Wire, que apesar de inovar no instrumento se manteve obscura e sombria nas letras. PJ além de cantar e tocar piano, vai também de: violão, zither, baixo, teclado, gaita, broken harp e cig fiddle.
Quem está esperando encontrar um álbum de indie rock vai ficar extremamente desapontado. Como já disse, White Chalk é difícil para quem só tem escutado Amy Winehouse, etc. De qualquer forma, vale conferir dar uma segunda ou terceira escutada com paciência e carinho para entrar no clima e descobrir os detalhes preciosos.
Músicas de White Chalk:
- The Devil - 2:57
- Dear Darkness - 3:10
- Grow Grow Grow - 3:23
- When Under Ether - 2:25
- White Chalk - 3:13
- Broken Harp - 1:58
- Silence - 3:11
- To Talk to You - 4:00
- The Piano - 2:36
- Before Departure - 3:49
- The Mountain - 3:10
- The Devil
- Grow Grow Grow
- When Under Ether
2 comentários:
Uma crítica do Times:
http://entertainment.timesonline.co.uk/tol/arts_and_entertainment/music/article2500051.ece
"Como já disse, White Chalk é difícil para quem só tem escutado Amy Winehouse, etc."
as pessoas deviam olhar menos os tablóides e mais o trabalho da Amy Winehouse antes de falar dela como mera artista pop. adoro o White Chalk e adoro Amy Winehouse.
Postar um comentário