segunda-feira, julho 03, 2006

Não Entre Nessa Furada...




















Há algum tempo atrás, o Guilherme, co-autor deste blog, disse que estava pensando em se meter em uma furada. Bem, apesar dele não ser lá muito fã de Chico Buarque, o vovô garanhão, e nos tempos vagos grande compositor-escritor-poeta-cineasta-peladeiro-e não sei mais o quê, entende bem de furadas. Assim, quem sabe umas dicas dele não são bem-vindas?

Para acabar de papo furado, aqui vai a letra de "Retrato em Branco e Preto"(parceria entre Chico e Tom Jobim). Quem entendeu entendeu, quem não entendeu não entende mais.

Chico Buarque - Retrato Em Branco E Preto
by Tom Jobim - Chico Buarque

Já conheço os passos dessa estrada
Sei que não vai dar em nada
Seus segredos sei de cór
Já conheço as pedras do caminho
E sei também que ali sozinho
Eu vou ficar, tanto pior
O que é que eu posso contra o encanto
Desse amor que eu nego tanto
Evito tanto
E que no entanto
Volta sempre a enfeitiçar
Com seus mesmos tristes velhos fatos
Que num álbum de retrato
Eu teimo em colecionar
Lá vou eu de novo como um tolo
Procurar o desconsolo
Que cansei de conhecer
Novos dias tristes, noites claras
Versos, cartas, minha cara
Ainda volto a lhe escrever
Pra lhe dizer que isso é pecado
Eu trago o peito tão marcado
De lembranças do passado
E você sabe a razão
Vou colecionar mais um soneto
Outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração.
___________________________________________________

Ah, mas só uma observação: Ouçam, aqui mesmo na rádio posh punk, a versão interpretada por Ney Matrogrosso e o violonista (infelizmente) já falecido Raphael Rabello. Eles conseguem juntos, com o mínimo de recursos ("só" um grande trabalho de voz e de violão), acentuar ainda mais o tom catastrófico da canção. Coisa de quem entende muito e sabe transmitir emoção como poucos.

2 comentários:

Gui disse...

Relax my friend!

Não entrei em furada.
Essa música não se encaixa no meu caso.
Esse garanhão do Leblon volta e meia aparece no blog hein. Parece assombração.

Saravá!!!

Anônimo disse...

Interessante.