sábado, março 31, 2007

Be Your Own Pet





Estava de bobeira na Internet e acabei encontrando uma crítica do CD da banda Be You Own Pet que dizia o seguinte: “Tudo o que você esperava do segundo CD do Yeah Yeah Yeahs e não teve”. Talvez a frase não seja bem essa, mas isso pouco importa. Sou um grande fã do primeiro CD do YYY e não consegui engolir esse segundo álbum. Ele é lento, chato e nada inovador. Simplesmente puro tédio. Não consigo pensar em nenhum destaque dele.

Bem, de qualquer forma, essa descrição do CD do Be Your Own Pet é bem fiel ao que pensei na primeira vez que o escutei. As músicas são rápidas, a maioria tem no máximo 2 minutos de duração, a cantora Jemina Pearl é nervosa, cheia de energia e disposta a enfrentar um exército e conta com versinho pop que não desgrudam da cabeça.

Uma coisa interessante que a banda consegue fazer com os versos é rimar uma palavra com ela mesma e mesmo assim ainda deixar o verso interessante. Não vou transcrever onde isso acontece uma vez que sem o ritmo e a melodia da música isso não faz o menor sentido. De qualquer forma, isso é uma coisa extremante difícil de ser feita e que a banda faz com maestria. Para dar um exemplo tosco vou mostrar justamente o oposto. Quem não lembra da musica do filme Tieta composta por Caetano Veloso? Eu adoro Caetano mas Eta, eta, eta é a luz de Tieta é um exemplo de como não fazer rimas.

Outro lado positivo das letras é a franqueza direta e objetiva com que as coisas são ditas, como se fossem verdadeiras porradas no ouvinte. Ninguém depois de ouvir Bunk Trunk Skunk consegue passivo frente a “I’m na independent motherfucker and I’m here to take your money”.
Contra a banda conta o “lado californiano” apesar da banda não ser da Califórnia que quase cai para o besterol, mas se consegue se manter bem. No mais o CD é muito bom e recomendo e os fãs do primeiro CDC do YYY devem escutar o mais rápido o possível.



Escute os destaques na Rádio Posh-Punk




Nenhum comentário: