domingo, julho 27, 2008

US3 - Cantaloop Island - Herbie Hancok




Amy winehouse, Norah Jones e outras cantoras não são as primeiras a misturar o jazz à música pop. Durante os anos noventa houve uma onda que já tentava unir os dois generos. Lembro que a música Cataloupe Island fez muito sucesso e até hoje quando é tocadas nas boites, as pessoas dançam ao ritmo funkeado da música.

A original, se não me engano, é do Herbie Hancock, mas a versão da banda US3 deu um novo "twist" a música e elevou a um outro nível.

Lembro quando os quiosques no parque dos patins no Rio de Janeiro ainda estavam começando a se estalecer, meus amigos e eu iamos sempre lá assistir à uma banda de jazz que contava com um baterista absurdamente sinistro (não vou me lembrar o nome agora) e que uma das músicas que a banda, às vezes trio outras quarteto, tocara era justamente Cantaloupe Island, mas com uma pegada mais rápida e pesada que a versão apresentada aí na rádio pelo Herbie Hancok.

Nessa época eu não sabia o nome da música, mas já conhecia a versão pop do US3. Levei meu amigo Rodrigo e disse que eles tocavam aquela música (e cantarolava um pedaço da melodia do refrão). Meu amigo obviamente não reconheceu.

Depois de esperar a noite inteira meu amigo perguntou, "cadê a tal música?". Como estavamos sentados perto da banda ele virou para o baterista e perguntou "vai tocar a música (cantarolando o pedaço que eu havia cantado anteriormente para ele mesmo sem ter reconhecido)". Instantâneamente o baterista começou a puxar a música que imediatamente meu amigo reconheceu. Todos começamos a rir e curtir o fato inusitado e ótimo som da banda.

Com isso aprendemos que:
  • Músicos são bons para identificar músicas
  • Você pode não saber algo, mas se repetir alguém que sabe, provavelmente dará certo.


Área de mídiaEscute as duas versões de Cantaloupe Island na Rádio Posh-Punk


Um comentário:

Unknown disse...

Não sei nem o que falar direito após ler este post. Eu lembro desse dia perfeitamente! Faz o q ? uns 8 anos ?

Abração