quarta-feira, maio 17, 2006

James Chance and the Contortions



Quem já ouviu falar no movimento No Wave que aconteceu no final dos anos 70?

Alguém já ouviu falar em uma tal de tal de James Chance?

E de uma tal de Lydia Lunch?

Pois bem, assim como aqueles que não fazem a menor idéia do que se trata o movimento No Wave, quem era James Chance ou Lydia Lunch.

Pois bem, vamos começar pelos nomes. James Chance, acompanhado pela banda The Contortions. Lydia Lunch. Chance, Cortortions e Lunch. Precisa dizer mais alguma coisa? Adoro esses nomes.

Vamos esquecer a nossa amiga Lydia Lunch, pelo menos por enquanto. Não conheço nossa amiga tão bem.

(Um pouco da história pra depois apreciar a obra. Isso não atrapalha o processo nesse caso)
James Chance and the Contortions foi formado em 1977 e era conduzi pelo saxofonista Chance. Chance, que nasceu com o nome de James Sigfried em Milwaukee, se mudou para Nova Iorque para tocar free jazz. Ele acabou se juntando à comunidade de vanguarda, formando a banda Contortions, adotando o sobrenome Chance e usando ternos excêntricos para tocar funk agressivo e caótico.

A banda acabou ganhando notoriedade pelos seus shows selvagens onde James Chance sempre arrumava briga com fãs.

Em 1979 eles gravaram seu primeiro LP Buy the Contortions de onde tiro a musica que colocarei na Rádio Posh-Punk.


James Chance – Contort Yourself

Lembro-me exatamente a primeira vez que ouvi essa musica. Estava no estágio quando Elton, meu amigo e colega de trabalho, falou: “Guilherme, dá uma escutada nisso aqui”. Não sei explicar bem por que gostei da musica. Parece que todos os instrumentos estão desencontrados, fora de ritmo. O saxofone parece um burro relinchando em horas inoportunas da musica. Sei que gostei na hora. No mesmo dia comprei uma mídia para gravar o mp3. Depois de escutar a musica pela terceira vez você consegue identificar melhor o que cada instrumento faz para compor a musica. A dica é: siga o baixo! Mas se você for escutar a musica pela primeira vez, boa sorte.

Essa é o hit do James Chance, no futuro quem sabe eu não poste outra musica e termine de escrever a sua história.

Você pode escutar essa musica na Rádio Posh-Punk

Um comentário:

Anônimo disse...

simplesmente uma das bandas mais geniais e originais que ja ouvi
assim como o no wave original e genial...
Jasmes Chance é genial, tem uma vinheta da MTV do programa do Gordo que toca uma musica deles.
no wave tem muita coisa boa DNA,Mars, Swans,Suicide, Live Skull,Bush Tetras,UT,8 Eyed Spy,Theoretical Girls, Lounge Lizards, Teenage Jesus and the Jerks (banda que contou com a Lidya Lunch),Sonic Youth...

uma curiosidadesobre a Lidya é que elaé atriz, já fez varios filmes independentes e ela participou da musica "death Valley 69" do Evol album do Sonic Youth.