sábado, maio 06, 2006

Portishead - Clash de gerações



O estagiário de marketing da empresa para o qual trabalho sempre leva um iPod para ficar escutando musica. Recentemente descobri que ele nasceu no ano 86. Brinco que ele é pós “De volta para o futuro”, uma vez que o filme foi lançado em 85.

Pois bem, um dia notei que ele estava escutando Red Hot Chili Peppers. Alertei o rapaz o mal que escutar Red Hot Chili Peppers trás a cabeça e aos ouvidos. Perguntei se ele conhecia Portishead. Ele disse que não. No dia seguinte apareci com o disco Roseland NYC live e disse que o hit da banda era a musica 8 (Glory Box). Sei que o CD sentou durante alguns dias na mesa dele, comigo não é diferente. Ele fica lá e eu cá, até que um dia acabo pegando para escutar.

De qualquer maneira, depois de um mês, recebi meu CD de volta com o seguinte comentário: “Cara, Portishead é alternativo demais pra mim”. Tudo bem, eu já sabia que isso poderia acontecer. Essa garotada nova gosta mesmo é dessas coisas “animadinhas”. Acho que aos 20 anos, quando ouvi esse disco pela primeira vez se não me engano, já tinha uma mentalidade de velho.



Portishead é uma banda de Trip-hop/Electronica que basicamente faz musicas tristes. Este CD é uma coletânea dos dois CDs anteriores (Dummy, Portshead) que, além de ser gravado ao vivo, conta com uma orquestra de 35 peças que dá mais densidade às musicas. O destaque do CD fica com Glory Box que tem uma parada no meio onde a musica vai crescendo progressivamente que é fantástico. Na mesma musica Adrian Utley dá uma aula de como se deve usar um pedal de wah-wah, com calma e fazendo realmente valer o conceito de expression pedal.

Portishead Roseland NYC Live é um CD que deve ser ouvido.

  1. Humming
  2. Cowboys
  3. All Mine
  4. Mysterons
  5. Only You
  6. Half Day Closing
  7. Over Barrow
  8. Glory Box
  9. Sour Times
  10. Roads
  11. Strangers

Galeria de fotos

Essa semana Portishead está tocando na Rádio Posh-Punk.