terça-feira, maio 16, 2006

Músicas Para Casais



Na última quinta-feira, dia 11, completei dois anos de namoro com a minha, como diz um amigo meu, “patroa”. Levando em contar que muitos casamentos não duram a metade disso (alguém lembra de Ronaldinho e Cicarelli?) posso considerar-me um experiente no assunto.

No entanto, este blog não é para dar conselhos amorosos. Se quiser isso vá até a banca mais próxima e compre uma daquelas revistas de mulher. De lambuja você ganha dicas de mais umas 780154 posições sexuais para apimentar a sua relação. Aqui o quê você vai encontrar são algumas músicas para certos momentos de uma relação amorosa. Quem namora entende.

Como tudo começa: Beatles - I Wanna Hold Your Hand:

No início da carreira os Beatles eram a “boy band” de sua época. Milhares de garotinhas histéricas gritavam por eles e suas baladas românticas. “I Want to Hold Your Hand” é uma dessas canções que faziam as jovens se derreterem. E se bem utilizada ainda fazem. É uma excelente forma de ser sutil e dizer o quê você quer. Além disso, a melodia é daquelas que os Beatles faziam com maestria para grudar na cabeça e não sair mais. Se você não ouviu (o quê acho muito difícil) ouça.

A Sós: Depeche Mode – Enjoy The Silence

Aprecie o Silêncio. É isso o quê diz essa bela música dos ingleses do Depeche Mode. Melhor do que qualquer “Filtro Solar” (aquele monte de frases bobas de auto-ajuda recitadas pelo Pedro Bial), ela nos lembra o quê é realmente importante quando estamos com quem amamos: estar com quem amamos. Como é dito na canção “Sentimentos são intensos/Palavras são triviais”, e assim, calo-me.

Entendendo o quê é o amor: Oasis – Who Feels Love?

Você começa a namorar e já acha que sabe o quê significa aquilo que todo mundo fala, e ninguém entende, chamado amor, certo? Isso só se compreende com muito tempo. Com dois anos, ainda estou na frase de aprendizado.

Mas Noel Gallagher nos ajuda um pouco. Em “Who Feels Love?”, do CD “Standing In the Shoulder Of The Giants”, ele nos dá uma grande pista: “Agora você entende que esta não é a terra prometida/ de que eles falaram”. Não é e nem nunca será. Simplesmente porque tudo o quê disseram era mentira, e cada um têm que descobrir sozinho o quê é o amor.

A proposta: David Bowie – Be My Wife

Raramente se chega a esse ponto. Mas se um dia acontecer comigo acho que o melhor é ser o mais direto possível. Exatamente o quê Bowie faz nessa música simples e direta, em que algumas poucas notas de um piano dão o sabor especial. “Por favor seja minha/ Divida minha vida/Fique comigo/Seja minha esposa”. São quatro versos curtos, objetivos e geniais.

O Fim: Joy Division – Love Will Tear Us Apart

Sempre acontece. Estava indo tudo bem, mas, de repente, acabou. É, o fim de um relacionamento é algo comum. Acontece mais do que maioria das pessoas gosta. Para Ian Curtis do Joy Division então, nem se fala. Seus relacionamentos contubardos foram um dos principais materiais utilizados para suas músicas. Inclusive para o maior sucesso de sua banda “Love Will Tear Us Apart”. Traduzindo para a língua de Camões, “O Amor Irá Nos Separar”.

Com um título desses, não é necessário nem falar muito mais do porquê dela representar o fim de relacionamentos. Só de saber que o quê deveria unir irá separar já basta para deixar qualquer um deprimido. Junte isso a voz melancólica de Curtis embalada por uma melodia triste (principalmente o teclado fantasmagórico), e você fará os mais sensíveis ficarem com os olhos vermelhos de tanto chorar.

Menção Honrosa: Leandro e Leonardo - Entre Tapas e Beijos:

Não, não sou do tipo que usa mulets (se quer saber melhor o que é vá nessa página engraçadíssima) e que grita “Ôôôô Peão!”. Além disso, detesto qualquer dupla que venha do interior de São Paulo ou do Centro-Oeste.

Então, por que “essa coisa” aqui? Porque minha mãe cisma que quando eu ficar velho, assim como ela, vou gostar de ouvir esse tipo de som (chamar de música já é demais). Já falei para ela que envelhecer não é sinônimo de ficar com mau gosto.

_____________________________________________________

Bem, ainda faltou muita coisa boa para entrar. Mas para não me estender mais do que já costumo fazer, pergunto a vocês, que músicas fazem parte de momentos dos seus relacionamentos? Ou então sugiram qualquer outra música que achem boa para alguma situação relativa a uma relação amorosa.



Ah, e não deixe de ouvir todas essas músicas (inclusive Leandro e Leonardo) na rádio Posh Punk!

5 comentários:

Anônimo disse...

Bem, menino, sua propaganda via e-mail no Orkut surtiu efeito, hehee... Mto tempo q não nos falamos. Acabou q o pessoal do Pio XII não combinou nada, de repente ainda conseguimos marcar algo este ano.
Sobre seu texto...

Achei mto legal sua homenagem aos 2 anos de namoro. Nossa, agora vou te contar uma coisa: se vc acha q relações amorosas raramente duram 2 anos, quem dirá 7, heheee... Isso msmo estou namorando este tempo todo e a msma pessoa (detalhe mto importante). Acho q na sua lista musical faltou "Eduardo e Mônica" (Legião Urbana) q conta, literalmente, todo o passo a passo de um relacionamento, mas diferente de Love Will Tear us Apart, c o um final feliz, pelo menos se não contarmos o pobre do filhinho q ficou de recuperação, hehe...
E isso aí! Boa sorte p vc aqui no flog e mtos anos de namoro, heee... Bjs


P.S: Está fazendo pós em comunicação?

Anônimo disse...

Salve, salve, eu já sabia q era um post do Rapha antes mesmo de começar a lê-lo... Magritte te denunciou... Depois, o jeito tão sedutor de conduzir essa listinha de love songs, tão bem descrita..

Saudades de ti..

Bem, como eu sou eu, tenho que pôr né?

"Mayonaise" Pumpkins...
Pra essa eu só coloco esses 2 pedaços como comentário "Cale minha boca e derrote os demônios que amaldiçoaram você e seus motivos...". Ainda: "Pegue esse bolso cheio de tristezas e fuja comigo amanhã"..

"Joga" Björk
Também, ponho só esse pedacinho: "O todo que ninguém vê, você vê: o que está dentro de mim
Cada nervo que machuca você cicatriza.. De dentro de mim-você não precisa dizer, eu sinto."

Ai, pra encerrar os dois já comprometidos com as tristezas mútuas e cicatrizando um ao outro sem ter usar muitas palavras, só fica faltando qualquer uma do Suede pra fechar a noite com chave de ouro..

Sei, minha lista tá bem mais pobre e ordinária, mas hj é terça e tá frio e o Ash tá em Resende...

Abraços, bonito!
Dri

Gui disse...

Isso ai... um MEGA post!

Anônimo disse...

Luciana na área!!!

Adorei o blog e principalmente este post, vc acabou criando um manual para os momentos especiais na vida a dois...Mais um pouco vc vai virar o Wando e acabr recebendo calcinhas. rs
As músicas sáo ótimas principalmente Enjoy the silence, mas eu ainda adicionaria Forever (Kiss) pra quando vc sente que aquela é a pessoa certa e vai ser pra sempre (vou chorar).
Right here waiting (um dos clááássicos do Goodtimes 98), pro casal que sofre com a distancia, e caso o cara tome um chifre ele também pode curtir a dor de cotovelo ouvindo Dormi na pra;a da dupla Bruno e Marrone.
Tem música pra tudo.
Ae só tá faltando colocar uns posts assim de música bem comercial, popzão...Quero ver falar do N SYNC!!!!wwwwwoooooww
ou então da musa do Moreno J-LO.

Beijo pro Gui Homem do Mercado e pro Rafa (leva pra mim o encarte da Casa e Video na seg)
bjussssss
Lucy

Gui disse...

Se é pra baixar o nível podemos adicionar Heaven do Bryan Adams.

Prometo falar de Jenny From The Block, que adoro, no futuro próximo!
(E isso é sério! Hahahaha.)


___